Para todos os garotos que já amei - Resenha


Olá pessoas! Venho hoje falar sobre um livro que li já faz um tempo, depois que vi a resenha dele em um blog (desculpem-me, não lembro qual). Lembro que gostei bastante da resenha e quando vi o preço baixo já fui logo no carrinho de compras do site haha. O livro se chama "Para todos os garotos que já amei" e é da escritora estadunidense Jenny Han.


ATUALIZAÇÃO 14/05/2016: Foi anunciado um terceiro livro, que se chamará "Always and forever Lara Jean" (título original), "Para sempre Lara Jean" (tradução livre). O livro será lançado na primavera nos EUA e ainda não há data para lançamento no Brasil. Fonte aqui.

ALERTA: Talvez você considere algumas coisas contadas aqui como spoiler. [Eu não considero]
 
Lara Jean é uma adolescente que tem sentimentos confusos como qualquer outra. Ela já gostou de vários meninos e não teve coragem de admitir para eles. Em vez disso, ela escreve cartas de amor. Mas não são cartas feitas para serem entregues, são feitas para expressar seus mais profundos sentimentos, suas observações mais detalhadas e, após isso, ficarem guardadas em sua caixa de chapéu azul-petróleo, pois quando ela escreve, se sente livre, como se tivesse acabado de se despedir daquele amor. 

De repente algo acontece e os destinatários recebem as cartas sem que Lara fique sabendo. Qual seria a reação dessa garota ao ver que todas as suas ex paixões receberam suas cartas apaixonadas ao mesmo tempo e o ex namorado de sua irmã (um casal que ela quer ver junto novamente) também for uma de suas paixões agora reveladas?

Além disso, Lara, uma garota apegada a sua irmã Margot, que era como uma mãe para ela (a mãe havia morrido há muito tempo e até então moravam as duas com o pai e sua irmã mais nova), tem que assumir toda a responsabilidade da casa - comida pronta na hora, roupa limpa, cuidados com a irmã mais nova, etc - e lidar com a distância de sua querida irmã que agora vai para a Escócia fazer faculdade.

Em meio ao turbilhão de emoções, Lara age por impulso e diz que está namorando para tentar fugir das consequências das cartas entregues. Ops! Mas para isso ela precisa que alguém a ajude a fingir. E assim ela começa um namoro de fachada com ninguém menos que o garoto mais popular da escola. Uma aproximação tão íntima à alguém tão bonito, gente boa e popular é um  grande risco ao coração da menina. 

Vemos no livro o desenrolar dessa história,  marcada por conflitos de emoções comuns na adolescência descritos em 1ª pessoa, o que faz com que você sinta as dores da personagem e torça por ela. O texto é bem fluído e várias páginas podem ser lidas num dia sem que você se canse.

Justamente por ser uma história em que se retrata sentimentos comuns da  adolescência, você pode muitas vezes prever os acontecimentos futuros, o que eu não gosto muito. Não é um dos meus livros favoritos, então não ganha o coração JA na classificação.

No entanto, recomendo a leitura para adolescentes, que não se sentirão sozinhos nessa confusão que se chama sentimentos, e para adultos que querem relembrar a adolescência e o friozinho na barriga.


Deixe seu comentário sobre o livro ou sobre a resenha.

Até mais,
Anna.  

0 comentários "Para todos os garotos que já amei - Resenha"

Postar um comentário

Obrigada pelos comentários