Dicas para ter uma boa volta às aulas


Olá pessoas! Primeiramente eu gostaria de avisar que dei um tempo nos posts dos filmes, pois já estava ficando enjoativo (até para mim), mas fiquem tranquilos, postarei tudo antes do fim das férias.
Falando em fim das férias, trago hoje um post para ajudar à vocês a ter uma boa volta às aulas. Que fique claro que as dicas aqui valem também para o ano escolar inteiro. Sem mais, aqui vão as dicas:

O quê levar
Claro, varia de cada pessoa e escola o que deve ser levado, mas algumas coisas são básicas para cada um. Para não esquecer nada, faça uma lista.
Básicos:
- Cadernos ou folhas de fichário
- Livros escolares (quando preciso)
- Dicionário Inglês/Português
- Canetas azuis, pretas e vermelhas
- Lápis
- Lápis de cor
- Borracha
- Apontador
- Corretivo
- Marcadores
- Tesoura
- Cola
- Régua
- Durex ou fita adesiva
- Pasta
- Uma quantidade de dinheiro suficiente para comer na escola (caso não leve lanche ou não coma comida da escola) e para voltar para casa (caso aconteça algo com o seu transporte)
- Celular desligado (apesar de ser proibido, você pode precisar para emergências)
- Agenda e/ou bloco de notas
- Remédios (caso precise)
- Band-aid
- Garrafa com água e gelo

O quê vestir
Algumas escolas permitem ir sem uniforme, nesse caso, eu recomendo que você vá com uma roupa confortável mas ao mesmo tempo mais 'formal', pois afinal você estará na escola e não em uma festa rsrs.
Tanto para escolas que permitem ir sem uniforme quanto às que o exigem, recomendo que não vá de roupas curtas e/ou chamativas.

Maquiagem
(para meninas)
NÃO ABUSE. Para a escola, use só uma make simples, com uma base, um pó, um blush claro (recomendo cor pêssego, se não tiver pode sim usar o rosa, só não abuse), um rímel preto, uma sombra bem clara (rosa bebê, pêssego, ou cor de pele mesmo) e um gloss para hidratar os lábios.

Cabelo
(para meninas)
Use um penteado prático e confortável. Se você tem cabelo grande, num dia de pressa pode usar rabo de cavalo, num dia de tranquilidade pode fazer umas tranças. Se você tem cabelo igual a mim, curto, são poucas as opções, mas você pode usar prendedores nas franjas ou arcos.

Acessórios:
Não use muitos. Umas 3 ou 4 pulseiras no máximo, isso se forem das finas. Um anel também não faz mal. Brincos pequenos e discretos ficam super bem. Colares com pingentes não muito grandes também.

A noite anterior
Prepare o material para não ter que arrumar tudo com pressa depois. Durma bem, este é o melhor conselho. Você não precisa necessariamente dormir cedo, mas você precisa dormir um tanto que te deixe bem disposta ao acordar. Teste em algum dia das férias: Marque a hora em que você foi deitar e a hora que acordou (sem ninguém chamar), conte as horas que você dormiu e ai está o tanto que você precisa dormir para acordar bem. Se você tem problemas para pegar no sono, faça exercícios físicos durante o dia e leia antes de dormir, isso ajuda muito. Não coma muito antes de jantar, pois dificulta a chegada do sono. Coloque seu despertador para chamar com aquela música irritante rsrs.

Antes da aula
Manhã:
Acorde em um horário não muito cedo nem muito tarde. Exemplo: Se seu transporte chega às 6h, acorde 5h30. Levante ao primeiro alarme que ouvir, pois se continuar na cama pode voltar a dormir e se atrasar. Se arrume, lanche bem, confira se não está esquecendo nada e vá 10 minutos antes ao lugar onde o transporte passa.
Tarde/Noite:
Almoce/Jante uma quantidade que te satisfaça (não muito, pois pode passar mal) 30 minutos antes de sair. Se arrume, confira os materiais, e saia 10 minutos antes do horário do transporte.

Na aula
Antes do(a) professor(a) chegar:
Converse com seus amigos à vontade, mas quando o professor chegar, interrompa já o assunto e continue depois.
Caso você chegue atrasado(a):
Algumas escolas têm 15 minutos de tolerância. Caso preciso vá a secretaria pegar a permissão de entrada. Bata na porta da sala e peça licença ao professor. Vá direto ao seu lugar e evite conversas.
Durante explicações:
Não converse, preste muita atenção e anote o mais importante no caderno, na agenda ou em bloco de notas.
Durante exercícios:
Faça-os atenção, leia todo o enunciado e confira a resposta. Caso tenha duvida peça ajuda à algum amigo e ofereça a explicação de uma matéria que você saiba em troca.
Durante exercícios avaliativos e provas:
Já fiz um post aqui sobre "Como não ficar nervosa(o) na hora da prova" e, entre as dicas já dadas lá, acrescento uma: beba água, faz bem e ajuda a acalmar.
Intervalo:
Coma o seu lanche com calma, leia um livro ou converse com seus amigos.
Fim da aula:
Junte os materiais com calma para não esquecer nada e procure alguém para conversar enquanto espera o seu transporte.

Hora do dever de casa/de estudar
Se você tem um amigo que mora perto e está no mesmo ano que você, chame-o para estudar com você, troquem informações e ajudem um ao outro. Não fiquem mais que 3 horas diretas estudando, parem para um lanche e voltem depois. Caso não tenha esse tipo de amigo, a dica é a mesma: pause a cada 3 horas durante pelo menos 15 minutos.


Ufa! Que post enooorme! Bom, espero que ajude a vocês! Até a próxima!

0 comentários "Dicas para ter uma boa volta às aulas"

Postar um comentário

Obrigada pelos comentários